Logística é um processo que abrange o planejamento, a implementação e o controle do fluxo de produtos, informações e recursos, desde a origem até o destino final. O objetivo da logística é garantir que os produtos certos estejam disponíveis no local adequado, no momento certo e nas condições exigidas, ao menor custo possível. Vejam alguns indicadores para gestão da logística:

On-Time Delivery – OTD: O objetivo desse indicador é medir a quantidade de pedidos que foram entregues no prazo combinado. Um dos mais importantes indicadores de uma indústria.
Fórmula: (Total de Entregas no Prazo / Total Entregas) * 100

Order Cycle Time – OCT: Esse indicador apresenta o tempo percebido pelo cliente desde o momento do pedido até o recebimento do produto.
Fórmula: Data da entrega – Data do pedido

On-Time & In-Full – OTIF: É um poderoso indicador de desempenho logístico sob a ótica do cliente. Ele avalia se o cliente recebeu seu pedido no prazo (On-time) e se a quantidade estava de acordo com o pedido (in-full).
Fórmula: (Entregas OTIF / Total de entregas) * 100

Acuracia do Inventário: Esse indicador mede a diferença entre o estoque em sistema x o estoque real de uma empresa. Variações são comuns quando não há um sistema WMS e boa gestão de estoque.
Fórmula: Estoque físico / Estoque registrado

Avarias no transporte: O transporte é uma etapa complexa na operação de uma indústria, ao passo que, pedidos com problemas acarretam maculas na imagem da empresa. Este indicador visa contabilizar quantos produtos sofreram algum dano durante o transporte até o cliente.
Fórmula: (Pedidos com avaria / total de pedidos) * 100

Turnover: Uma forma de medir problemas na gestão, condições de trabalho, motivação da equipe, liderança entre outros. Um turnover alto atrapalha o rendimento do setor e a eficiência.
Fórmula: ([admissões mensais + desligamentos mensais] / 2) / total de funcionários

Tempo para resolver problemas: Este compreende todo o tempo de análise e solução. É preciso assegurar que o cliente receberá o produto no tempo certo, preço e quantidade. Um bom indicador é mensurar o tempo gasto para resolução de cada problema.

Custos de transporte: Estes devem ser considerados no resultado total da empresa, visto que podem ser bem elevados. Cabe destacar ainda, a importância de monitorar e certificar-se que estão conforme planejados e se há oportunidades de melhorias e redução de custos.

Order Fill Rate – OFR: Esse indicador mede o tempo do processamento interno quando um novo pedido chega à empresa. Nele é considerado etapas como: separação, picking e expedição. Importante identificar cada etapas para estudar as melhorias, frequentemente.

Giro de Estoque: O objetivo é entender qual o desempenho do estoque para melhor eficiência.
O objetivo é apresentar os produtos com maior permanência no estoque que acarreta demasiado custos e os produtos com maior giro, ou seja, aqueles com maiores saídas.

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *