Responsabilidades e atribuições

Atuar de forma preventiva e corretiva na identificação, avaliação e controle dos riscos ocupacionais relacionados à saúde dos trabalhadores, promovendo condições adequadas de trabalho com foco na higiene ocupacional, ergonomia e bem-estar físico e mental, em conformidade com as normas regulamentadoras, diretrizes internas e boas práticas da área de SSMA.

Principais Atividades:

  • Realizar levantamentos ambientais e avaliações qualitativas e quantitativas dos agentes físicos, químicos e biológicos no ambiente de trabalho;
  • Acompanhar e participar de avaliações técnicas com empresas de monitoramento ambiental e higienistas ocupacionais;
  • Auxiliar na elaboração e atualização dos Programas de Gerenciamento de Riscos (PGR) e do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO), em conjunto com a área de saúde e medicina do trabalho;
  • Acompanhar a execução dos planos de ação decorrentes das análises ergonômicas, inspeções ambientais e auditorias internas;
  • Promover campanhas de prevenção relacionadas à saúde ocupacional (audição, doenças respiratórias, distúrbios osteomusculares, entre outros);
  • Fornecer suporte técnico em avaliações de conforto térmico, iluminação e ventilação em áreas críticas;
  • Garantir o correto uso e manutenção dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Coletiva (EPCs), com foco na proteção à saúde;
  • Realizar treinamentos e diálogos de segurança com foco em higiene ocupacional e qualidade de vida no trabalho;
  • Acompanhar indicadores de saúde e absenteísmo, propondo medidas preventivas e corretivas;
  • Assegurar o cumprimento das exigências legais previstas nas Normas Regulamentadoras, especialmente NR-7, NR-9, NR-15 e NR-17.

Requisitos e qualificações

Como requisito básico, você deve ter:

  • Curso Técnico em Segurança do Trabalho com registro no MTE;
  • Conhecimento técnico em higiene ocupacional, avaliação de agentes ambientais e ergonomia;
  • Familiaridade com normas regulamentadoras, especialmente NR-7, NR-9, NR-15 e NR-17;
  • Pacote Office (intermediário); domínio de planilhas de controle e relatórios técnicos;
  • Conhecimento em sistemas de gestão integrada (ex: ISO 45001, e-Social, SGGI);
  • Vivencia em Plantas químicas e/ou petroquímicas.

Você se destaca se tiver: Como requisito básico, você deve ter:

  • Atenção aos detalhes e foco em prevenção;
  • Pro atividade na resolução de problemas;
  • Boa comunicação e didática para treinamentos;
  • Trabalho em equipe e relacionamento interpessoal;
  • Comprometimento com a saúde e segurança do trabalhador;
  • Curso ou vivência com higienista ocupacional (ABHO) ou cursos de avaliação ambiental.

Informações adicionais

  • Características da vaga:
  • Local de atuação: Duque de Caxias/RJ
  • Horário de trabalho: 07:30h – 16:30h
  • Vaga temporária

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